Segurança nos Investimentos - O FGC

08:54 O Estrategista Digital 0 Comentarios


Investir com segurança e ter bons retornos financeiros é possível e viável.

 Em tempos de crise ouvimos algumas pessoas dizerem que estão confortáveis financeiramente, pois souberam "proteger seu dinheiro" para tempos como esse. Isso é realmente possível? É sobre isso que iremos tratar.

 Com certeza você deve conhecer, pelo menos teoricamente, a poupança. Ela é uma forma de guardar dinheiro para momentos de necessidade e/ou para aquisição de algo em determinado período; além de guardar seu dinheiro, o banco no qual você movimenta a conta te paga cerca de 0,6% ao mês como pagamento de "juros" por você tê-lo emprestado suas economias, isso te rende, em média, um rendimento de 7% ao ano.
É melhor do que gastar todo seu dinheiro e não ter nada guardado para emergências, não é mesmo? Afinal, você ainda é pago por guardar seu dinheiro. Mas será justo esse valor que você recebe de volta? Será que não poderia receber mais?
Não vou entrar em detalhes técnicos no momento, tampouco em análises profundas, mas gostaria de lhes apresentar a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que é a taxa de referência para a Economia nacional. Essa taxa, em julho de 2015, estava em 14,25% (diferença absurda). Você pode consultar a Taxa Selic diariamente, atualizada no site do Banco Central do Brasil (http://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicdia.asp).

 A poupança é um investimento confiável por ser garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é uma entidade privada e sem fins lucrativos que administra os mecanismos de proteção aos investidores, garantindo aos mesmos, a proteção de seu dinheiro em caso de falência do banco detentor da conta.
O que pouca gente sabe é que esse mesmo FGC também garante outros tipos de investimentos que rendem ao investidor muito mais que a poupança. Isso torna essas outras formas de investimento muito mais viáveis ao investidor. É por isso que seu gerente bancário não te oferece esses produtos, pois o lucro que eles tem com a poupança é imensamente maior.

 Conheça alguns desses investimentos que são tão seguros quanto a poupança, mas que te rendem bem mais:

CDB (Certificado de Depósito Bancário) - É variável de banco para banco, mas sempre é calculado sobre a Taxa DI (ou CDI), essa taxa pode ser consultada no link https://www.cetip.com.br/. O CDB rende, em média, cerca de 1 a 1,5% ao mês sobre o investimento. O Imposto de Renda é regressivo, o que significa que quanto mais você investe, menos de imposto você paga.

LC (Letra de Câmbio) - Muito parecido com o CDB, com a única diferença de não ser emitido por bancos, e sim por uma financeira.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) - É um investimento livre de Imposto de Renda, o que dá rendimentos bem mais compensáveis. Também é calculado sobre a Taxa DI, e pode chegar a render mais de 100% da referida taxa.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) - É exatamente idêntico ao LCI. A diferença na hora da escolha deve ser feita sempre levando em consideração quanto seu banco está pagando para cada papel, sobre a Taxa DI.

 Aproveito para lembrar que existe ainda a opção do Tesouro Direto, que são títulos emitidos pelo Governo Federal afim de financiar suas finanças. Como o assunto é extenso deixarei para a próxima postagem, mas você também pode verificar no site https://www.tesouro.fazenda.gov.br/.

 Até a próxima postagem!

0 comentários:

Fique à vontade para comentar algo a respeito da postagem.

Página inicial Postagem mais antiga