Quando Não Ser Líder é Sucesso

13:23 O Estrategista Digital 0 Comentarios


 Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. (Confucio)


 É muito comum ouvirmos alguém dizer que está realizado profissionalmente por ter recebido uma promoção no seu emprego, por tornar-se um gestor. Mas também é bastante comum conhecermos pessoas que antes tinham qualidade de vida e que hoje, como gestores, não tem tempo para si mesmos, quem dirá para as pessoas a sua volta.
Dessa forma, surge a pergunta: O sucesso profissional está, necessariamente, ligado à ascensão de gestão?

 Eu mesmo já tive oportunidades de liderança como staff de diretoria comercial, supervisor financeiro e coordenador administrativo. Essas oportunidades são importantíssimas para mim e sou grato por tê-las em minha trajetória profissional, porém eu senti na pele o que é não conseguir deixar o trabalho fora de casa, entupindo-me de atividades e preocupações que antes, como técnico, não vivenciava com tanto rigor. Muitos profissionais extremamente qualificados se perdem em situações como essas, e por vezes desenvolvem sérios problemas pessoais, tais como ansiedade, síndrome de Burnout, estafa, estresse e até depressão.

 A busca por profissionais de formação técnica tem sido gigantesco nos últimos anos, pois são eles, os trabalhadores operacionais, que proporcionam base para as companhias. Atualmente muitas pessoas não entendem, mas a importância de um profissional especialista é imensurável, uma vez que é ele o responsável por respostas rápidas e eficientes às demandas do cotidiano. 
Segundo Marcelo Cardoso, diretor da RM1 (empresa especializada em treinamento de Coaching), o atual cenário é o seguinte: O que faz girar o negócio de uma empresa, em sua essência, é a parte técnica. As organizações começaram a valorizar cada vez mais os especialistas, pois são profissionais que detém bastante conhecimento e, muitas vezes, são escassos no mercado de trabalho”.

 Essa abordagem não tem o intuito de desencorajar os profissionais que buscam a ascensão por meio da gestão, pelo contrário, é essencial ter também os profissionais generalistas; mas o intuito é de incentivar a capacitação técnica para a formação de especialistas.

 Para finalizar, gostaria de alertar os profissionais técnicos a sempre avaliar as organizações em que trabalham ou para as quais concorre à vagas. Busquem saber se há plano de cargos e salários para sua área dentro da companhia, pois é possível, sim, crescer dentro da área técnica sem necessariamente assumir uma gestão e tudo o que a acompanha.

0 comentários:

Fique à vontade para comentar algo a respeito da postagem.

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga